quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Exercícios sobre Verbos (2º Ano)

1)      Faça como no modelo.
Eu anseio pela chegada do verão. _(Nós)
Nós ansiamos pela chegada do verão.
a)      Meu colégio hasteia a bandeira brasileira. _(Eles)
b)      A decoradora mobilia a sala de jantar. _(Nós)
c)      O presidente saúda o povo. _(Nós)
d)     Semeai todas as sementes. _(Você)
e)      O general premia o jovem tenente. _(Vós)
f)       Alguns lavradores incendeiam as matas. _(Você)
g)      Ele odeia bife de fígado. _(Nós)
2)      Copie as frases, completando-as com as formas adequadas dos verbos em destaque.
a)      Hoje eu vou ao cinema. Amanhã eles (ir) ao cinema.
b)      Antigamente esta roupa cabia nele. Ontem ela não (caber).
c)      Hoje eu não rio mais de vós. Mas agora vós (rir) de mim.
d)     Hoje eu requeiro minha carteira. Ontem tu (requerer) a tua.
e)      Outrora eu quis ser piloto. Amanhã ele (querer) ser advogado.
f)       Dize tua a verdade. Não (dizer) vós nenhuma mentira.
g)      Hoje eles vêem a realidade. Amanhã, quando ela (ver) a realidade, será tarde demais.
h)      Hoje elas vêm sozinhas. Amanhã, se ele também (vir) sozinho, será atendido.
3)      Empregue as formas adequadas dos verbos entre parênteses, de acordo com a indicação.
a)      Seus pais (vir – futuro do presente do indicativo) bem rápidos, quando (saber – futuro do subjuntivo) de sua decisão.
b)      Os presidentes só (ir – futuro do pretérito do indicativo) assinar os acordos se lhes (convir – pretérito imperfeito do subjuntivo).
c)      Vós (trazer – imperativo afirmativo) o cobertor e (cobrir – imperativo afirmativo) vosso irmão!
d)     Eu cubro meus braços. Vós (cobrir – presente do indicativo) vossos braços.
e)      Não agridas as pessoas. Não (agredir – imperativo negativo) nós as pessoas.
f)       O povo creu nos governantes. Tu (crer- pretérito perfeito do indicativo) nos governantes.
g) Eu vou à praia. Vós ( ir – presente do indica
 tivo) à praia.
h)Vós rides da situação. Eu (rir – presente do indicativo) da situação.
i)A empregada pule o castiçal de prata. Nós (polir – presente do indicativo) o castiçal de prata.
4) Reescreva as frases, passando os verbos do imperativo negativo para o imperativo afirmativo e vice-versa.
a) Não estaciones na esquina.
b) Não desfaça este compromisso.
c) Ponde a mochila no armário.
d) Não creias em sonhos.
e) Segue tua vontade.
f) Não intervenhais na discussão.
g) amável com ele.
h) Detém-te um instante.
i) Não vades sozinho.
5) Identifique o tempo e o modo em que estão os verbos em destaque nestas frases.
a) A festa continuava até altas horas, quando então chegou àquela notícia inesperada.
b) Durante o passeio, ela estivera calada e atenta, e preferia sorrir diante de algum comentário.
c) Se regressarem mais cedo, talvez eu os espere para último brinde.
d) Os jurados ouvirão a acusação e a defesa, e, e houver interferências, encerrarei o julgamento – argumentou o juiz.

Bom trabalho!!!
Prof.ª Kedma Kirlly
Fonte: Gramático – Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário