sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Exercícios de fixação



1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a oração adverbial destacada e a
oração principal:

a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um pouco.” (Carlos
Drummond de Andrade) _____________________________________________________

b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
_________________________________________________________________________

c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.” (Carlos Drummond
de Andrade) _________________________________________________________________

d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os pintores amigos
possam pintar.” (Rubem Braga) ____________________________________________________

e) Se queres a paz, prepara a guerra. __________________________________________

f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça (...).”(Carlos Drummond de
Andrade) _________________________________________________________________

g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (Folha
de S.Paulo) ___________________________________________________________________

2. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:

a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.

b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.

c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.

d. Como estava triste, isolou-se do grupo.

e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.

f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.

g. Mentiram para mim, como pude constatar.

h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .

3.  “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre idéia de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:

a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.

5. Empregando uma das palavras do quadro, indique a   circunstância expressa pela oração adverbial destacada.
           
                                     condição     comparação    tempo    finalidade

a)“Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma. “(Eça de Queirós)
b) "Subi a escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus.” (Lygia F. Telles)
c) “Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Eça de Queirós)
d)Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.
e)Viajaremos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficaremos até o final do mês.

6.  Faça como no exercício anterior.
           
                           Causa     consequência   proporção     conformidade      concessão

  a)Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, à medida que a água açude ia minguando com a longa estiagem.
 b)A inflação deste mês foi menor que a do mês passado, como já havia, previsto os analistas econômicos.
 c)Já que a decisão foi tomada, podemos encerrar a reunião.
 d)Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.
 e) “Se, aos quinze anos de idade, agia assim, aos trinta estaria tão cheia de tabus que ficaria insuportável.” (Duílio Gomes)
 f)Viajamos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficamos lá até ontem.
g)“Meu Deus, a vida dessa gente é só comer. Sempre volto pra casa com um monte de quilos a mais, mesmo andando a cavalo / e correndo atrás dos gansos, depois tenho de enfrentar regime duro.” (Duílio Gomes)


7. De acordo com o exemplo, complete a frase que explica a relação de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial de cada período

 Ele dará uma entrevista / para que não restem dúvidas sobre o assunto.
           oração principal                             or. subord. adverbial

   A subordinada expressa a (finalidade)  do fato apresentado na principal.

a) Se chover bem durante este mês, / a colheita certamente será muito boa.
                     or. subord. adverbial                             oração principal
      ·  A subordinada expressa a (________________ ) de ocorrência do fato apresentado n principal.

b) A colheita certamente será muito boa, / porque choveu bem este mês
                             oração principal                             or. subord. adverbial
 ·   A subordinada expressa a (__________________) do fato apresentado na principal.

c) As chuvas foram tão regulares este mês, / que a colheita será muito boa.
                             oração principal                             or. subord. adverbial
    A subordinada expressa a (___________________)do fato apresentado na principal.

d) A expectativa de uma boa colheita cresce,/ à medida que o tempo passa.
                              oração principal                                 or. subord. adverbial
  Estabelece-se uma (__________________) entre o fato expresso na subordinada e o expresso na principal.

 e)  Mesmo que não chova mais este mês,/a colheita será muito boa.
                         or. subord. adverbial                           oração principal

   ·  A subordinada expressa uma (__________________) em relação ao fato apresentado na principal.

8. Associe as conjunções em destaque uma das classificações abaixo.
                                   
                                      condicional                    temporal                    causal

a) Desde que ele se mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avos,.
b) Nós lhe perdoaremos, desde que você nos peça desculpas.
c) Desde que o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia.
d)Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pague a dívida.
e)Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pagou a dívida.
9. Explique a diferença de sentido entre:
  I.   Falam tanto, que ela não estuda.
  II. Falam tanto que ela não estuda.

10.  Considere este título de reportagem de jornal:

            Homens dizem que só pensariam em sexo se fossem muIheres.

 A ordenação sintática inadequada dessa frase possibilita entender que, segundo os homens:

      1.  Eles não pensam em sexo; caso tossem mulheres, pensariam.
      2.  Se eles fossem mulheres, sexo seria a única coisa em que pensariam. Em relação a essa frase, taça o seguinte:
      a)  Alterando apenas o posicionamento da oração adverbial, reescreva o período de modo que claro o sentido 1.
      b)  Faça o mesmo, de modo que fique claro o sentido 2.
      c)  Alterando apenas a posição da palavra só, obtenha o sentido 1
      d) Faça o mesmo para obter o sentido 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário