domingo, 21 de outubro de 2012


TRABALHANDO COM VERBOS - ATIVIDADES PARA O ENSINO MÉDIO 2° anos EGD
Voltas para casa  
Ferreira Gullar
Depois de um dia inteiro de trabalho
voltas para casa, cansado.
Já é noite em teu bairro e as mocinhas
de calças compridas desceram para a porta
após o jantar.
Os namorados vão ao cinema.
As empregadas surgem das entradas de serviço.
Caminhas na calçada escura.

Consumiste o dia numa sala fechada,
lidando com papéis e números.
Telefonaste, escreveste,
irritações e simpatias surgiram e desapareceram
no fluir dessas horas. E caminhas,
agora, vazio,
como se nada acontecera.

De fato, nada te acontece, exceto
talvez o estranho que te pisa o pé no elevador
e se desculpa.
Desde quando
tua vida parou?

1) Considere as palavras trabalho (verso1), jantar (verso 5), fluir (verso 13) e Modo: (verso 18) e classifique-as como verbos ou substantivos.

2) A primeira estrofe (versos 1 a 8) descreve uma cena em que praticamente todos os fatos ocorrem simultaneamente.
a) Aponte as formas que exprimem fatos de ocorrência simultânea e identifique em que tempo verbal elas se apresentam.
b) Que fato referido na estrofe é apresentado como totalmente concluído? Em que tempo verbal apresenta-se a forma que exprime esse fato?

3) Considere essas formas da segunda estrofe:
consumiste, telefonaste, escreveste, surgiram, desapareceram, caminhas, acontecera
a) Identifique  suas respectivas pessoas gramaticais.
b) Quais dessas formas verbais seriam modificadas se o poeta falasse a respeito de si próprio? Quais seriam as novas formas?

4) Identifique os verbos presentes no texto e, para cada um deles, indique:
Conjugação:
Número e Pessoa:
Tempo:
Modo:




5. INDIQUE O MODO, O NÚMERO E A PESSOA DE CADA UMA DAS FORMAS VERBAIS DESTACADAS NAS FRASES ABAIXO:

a) Não ajudaríamos alguém como ele.
b) Ninguém contara nada a ela.
c) Se você ao menos tentasse...
d) Talvez consigas o que nós não conseguimos.
e) Quando eu o encontrar, transmitirei seu recado.
f) Dizia constantemente que ninguém ali se importava com ele.
g) Requerestes a observação de vossos direitos?
h) Digo o  que penso.

6. ENCONTRE OS VERBOS PRESENTES NESTE TRECHO E INDIQUE, PARA CADA UM DELES, O MODO, A PESSOA E A CONJUGAÇÃO:

A praia estava deserta. Não havia ninguém ao longo da enseada e nem nas matas que a cercavam. A areia, porém, se encontrava repleta de pegadas, num claro sinal de que a terra era habitada. Tal evidência não impediu que os marujos recém desembarcados gravassem seus nomes e o de seus navios nas árvores e nas rochas costeiras e, a seguir, imprimissem o dia, o mês e o ano de seu desembarque, tomando conta daquele território em nome da Coroa de Castela. (8 verbos)
7. Leia esta historinha:
Lema da Tropa
Na guerra, o general estimula seus soldados antes da grande batalha:
- Não esqueçam, ao avistar o inimigo, pensem logo no lema de nossa tropa: Ou mato ou morro!
- Dito e feito. Quando encontraram os inimigos, metade do batalhão correu para o mato, e o restante para o morro.
Rodolfo  Ilari
a) Baseando-se no conceito de classe gramatical, comente o efeito de humor que se cria nessa piadinha.
8.Leia este texto:
Epitáfio
Max Nunes
Num cemitério, sobre a laje:
Foste um mau pai
Foste um mau marido
Foste um mau filho
Foste um mau amigo
Foste um mau irmão
Foste um mau cristão
Enfim: foste!
a) Qual é a pessoa empregada para conjugar os verbos presentes no texto?
b) Indique a que conjugações pertencem estes verbos.
c) Em que tempo e modo estão conjugados?

9.  A leitura atenta do poema de Mário Quintana transcrito a seguir permite que se identifiquem, de maneira clara, referências a dois momentos diferentes: o presente e o passado.
PESQUISA
Mário Quintana
Na gostosa penumbra da Biblioteca Municipal
leio velhos jornais e 
dos anúncios prescritos
das novidades caducas
dos poetas mortos há tanto tempo que parecem de novo estreantes
das ferocíssimas batalhas políticas do ano de 1910
- brotam como balões meus sábados azuis.
As horas bebidas aos goles
(num copo azul)
e as ruas de poeira e sol onde bailam sozinhos
os meus sapatos de colegial.
a) Transcreva palavras e expressões do poema que remetem a esses dois momentos.
b) Indique a quem se referem os verbos abaixo:
- parecem (verso 6)
- brotam (verso 8)
- bailam (verso 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário