sexta-feira, 31 de agosto de 2012


REVISÃO PARA A PROVA - 3° FASE D - EGD


Orações Subordinadas Adverbiais (Conteúdo e Exercícios)

Período composto por subordinação
No período composto por subordinação sempre aparecem dois tipos de oração: oração principal e oração subordinada.
O período:
Todos esperam sua volta

É um período simples, pois apresenta uma única oração. Nele podemos identificar:
Todos (suj.) esperam (v.t.dir.) sua volta.(obj. direto)
Se transformarmos o período simples acima em um período composto, teremos:
Todos esperam que você volte.

1ª oração: Todos esperam
2ª oração: que você volte

Nesse período, a 1ª oração apresenta o sujeito todos e o verbo transitivo direto esperam, mas não apresenta o objeto direto de esperam. Por isso, a 2ª oração é que tem de funcionar como objeto direto do verbo da 1ª oração.
Verificamos, então, que:

I. a 1ª oração não exerce, no período acima, nenhuma função sintática. Por esse motivo ela é chamada de oração principal.
II. a 2ª oração depende da 1ª, serve de termo (objeto direto) da 1ª e completa-lhe o sentido. Por esse motivo, a 2ª oração é chamada de oração subordinada.

Resumindo:
Oração principal: é um tipo de oração que no período não exerce nenhuma função sintática e tem associada a si uma oração subordinada.

Oração subordinada: é toda oração que se associa a uma oração principal e exerce uma função sintática (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) em relação à oração principal.
As orações subordinadas adverbiais são dos seguintes tipos: causais, comparativas, consecutivas, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais e temporais.

1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?" feita à oração principal. Exemplos:
Carlos saiu porque precisava.
Amadeu não saiu porque estava frio.
Nilo Lusa deixou o magistério porquanto sua saúde era precária.
São conjunções causais: porque, que, porquanto, visto que, por isso que, como, visto como, uma vez que, já que, pois que.

2ª. Comparativas: são aquelas que correspondem ao segundo termo de uma comparação. Exemplos:
Marisa é tão boa digitadora quanto Teresa
"A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro"
São conjunções comparativas: como, mais do que, assim como, bem como, que nem (como), tanto quanto.

 3ª. Consecutivas: são aquelas que são introduzidas por um termo intensivo que vem em seguida à oração principal, acrescentando-lhe idéias e explicações, ou completando-a, ou tirando uma conclusão. Exemplos:
Otávio bebia tanto que morreu afogado no seu próprio vômito.
Faça seu trabalho de tal modo que não venha a lastimar-se do resultado que dele possa advir.
São conjunções consecutivas: (tanto) que, (tão) que, (de tal forma) que.

4ª. Concessivas: são aquelas que se caracterizam pela idéia de concessão que transmitem à oração principal. Exemplos:
Ainda que faça frio, o jogo realizará.
Cristiano foi ao parque, embora estivesse chovendo.
Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
São conjunções concessivas: embora, posto que, se bem que, ainda que, sempre que, desde que, conquanto, mesmo que, por pouco que, por muito que.

5ª. Condicionais: são aquelas que se caracterizam por transmitir idéias de condição à oração principal. Exemplos:
Se o filme for ruim, sairei do cinema.
Caso tivesse realizado as obras necessárias, não teria perdido a eleição.
São conjunções condicionais: se, salvo se, senão, caso, desde que, exceto se, contanto que, a menos que, sem que, uma vez que, sempre que.

6ª. Conformativas: são aquelas que indicam o modo como ocorreu a ação expressa na oração principal. Exemplos:
Conforme as últimas notícias, o mundo corre risco de uma guerra generalizada.
Realizei seus desejos como você me havia sugerido.
Escrevi carta burocrática, segundo o estilo oficial estabelece.

7ª. Finais: são aquelas que indicam o fim ou finalidade à oração principal. Exemplos:
É preciso que haja políticos de concepções liberais extremadas para que os conservadores não reduzam os homens a títeres.
Antônio Carlos falou baixinho a fim de que não fosse percebida sua revolta.


8ª. Proporcionais: são aquelas que transmitem idéia de proporcionalidade à idéia principal. Exemplos:
À proporção que o tempo passa, a agonia recrudesce.
O barulho de algazarra aumenta à medida que se aproxima das crianças.
São conjunções subordinativas proporcionais: à medida que, à proporção que, ao passo que.

9ª. Temporais: são aquelas que indicam relação de tempo naquilo que se refere à ação expressa pela oração principal. Exemplos:
Enquanto leio poesia, recupero o equilíbrio emocional.
Cada vez que eu penso, te sinto, te vejo...
São conjunções subordinadas temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até que, sempre que, depois que, cada vez que.
1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a oração adverbial destacada e a
oração principal:

a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um pouco.” (Carlos
Drummond de Andrade) _____________________________________________________

b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
_________________________________________________________________________

c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.” (Carlos Drummond
de Andrade) _________________________________________________________________

d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os pintores amigos
possam pintar.” (Rubem Braga) ____________________________________________________

e) Se queres a paz, prepara a guerra. __________________________________________

f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça (...).”(Carlos Drummond de
Andrade) _________________________________________________________________

g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (Folha
de S.Paulo) ___________________________________________________________________

2. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:

a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.

b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.

c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.

d. Como estava triste, isolou-se do grupo.

e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.

f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.

g. Mentiram para mim, como pude constatar.

h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .

3.  “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre idéia de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:

a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.

Por Cristiane Toledo

terça-feira, 21 de agosto de 2012


A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ AI GALERA!! VAMOS PRATICAR! 



A crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa.
A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.
A crônica pode receber diferentes classificações:

a lírica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo;
a humorística, em que o autor faz graça com o cotidiano;
a crônica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;
a filosófica, reflexão a partir de um fato ou evento;
- e jornalística, que apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, pode ser policial, esportiva, política etc.


ATIVIDADES DE FIXAÇÃO - ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS E ADJETIVAS

1. Empregando uma das palavras do quadro, indique a circunstância expressa pela oração adverbial destacada.
Condição/ comparação/ tempo/ finalidade

a) “Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma. “(Eça de Queirós)

b) “Subi a escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus.” (Lygia F. Telles)

c) “Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Eça de Queirós)

d) Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.

e) Viajaremos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficaremos até o final do mês.

2. Faça como no exercício anterior.

Causa/ consequência/ proporção/ conformidade/ concessão

a) Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, à medida que a água açude ia minguando com a longa estiagem.

b) A inflação deste mês foi menor que a do mês passado, como já havia, previsto os analistas econômicos.

c) Já que a decisão foi tomada, podemos encerrar a reunião.

d) Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.

e) “Se, aos quinze anos de idade, agia assim, aos trinta estaria tão cheia de tabus que ficaria insuportável.” (Duílio Gomes)

f) Viajamos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficamos lá até ontem.

g) “Meu Deus, a vida dessa gente é só comer. Sempre volto pra casa com um monte de quilos a mais, mesmo andando a cavalo / e correndo atrás dos gansos, depois tenho de enfrentar regime duro.” (Duílio Gomes)


3. De acordo com o exemplo, complete a frase que explica a relação de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial de cada período

Ele dará uma entrevista / para que não restem dúvidas sobre o assunto.,
oração principal                     or. subord. Adverbial final

· A subordinada expressa a (finalidade) do fato apresentado na principal.



a) Se chover bem durante este mês, / a colheita certamente será muito boa.

b) A colheita certamente será muito boa, / porque choveu bem este mês.

c) As chuvas foram tão regulares este mês, / que a colheita será muito boa.

d) A expectativa de uma boa colheita cresce,/ à medida que o tempo passa.

e) Mesmo que não chova mais este mês,/a colheita será muito boa.

4. Reúna os pares de orações a seguir em um período composto, de modo a estabelecer entre elas a relação de sentido indicada em cada caso. Flexione os verbos no tempo adequado e faça as alterações necessárias.

a) O velho barco “voltar” ao cais. O mar “estar” muito perigoso.
· Relação de causa.

b) O velho barco “voltar” ao cais. O motor do velho barco “começar” a falhar.
· Relação de condição.

c) O velho barco “voltar” ao cais. A maré “subir”.
· Relação de proporção.

d) O velho barco “voltar” ao cais. O comandante do velho barco “infor­mar” previamente.
· Relação de conformidade.

e) O velho barco “voltar” ao cais. A tempestade se “anunciar” no horizonte.
· Relação de tempo.

f) O velho barco “prosseguir” a viagem. A tempestade se “anunciar” no horizonte.
· Relação de concessão.


5.  Associe as conjunções em destaque uma das classificações abaixo.

Condicional                 temporal                               causal

a) Desde que ele se mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avos,.

b) Nós lhe perdoaremos, desde que você nos peça desculpas.

c) Desde que o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia.

d) Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pague a dívida.

e) Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pagou a dívida.


6. Considere estas duas orações:


I. A madrugada foi muito fria.
II. A superfície do lago congelou.

a) Fazendo as adaptações necessárias, reúna-as de tal maneira que a oração I seja uma oração adverbial causal e a oração II seja a principal.

b) Reúna-as novamente, de tal maneira que I seja a oração principal e II seja uma adverbial consecutiva.

7. A relação de sentido que se estabelece entre uma oração adverbial concessiva e sua oração principal explicita uma particularidade (uma concessão) de um fato e, ao mesmo tempo, subentende a regra geral relativa esse lato. Veja este exemplo:
Embora estivesse chovendo muito, ele resolveu passear pela cidade.
 Idéias explícitas:  Estava chovendo muito.
Ele foi passear pela cidade.
Regra geral (implícita): Geralmente, quando o dia está mui­to chuvoso, as pessoas não saem a passeio.

De acordo com esse exemplo, identifique a regra geral implícita em cada período a seguir.

a) Às vezes, ficamos meses sem nos comunicar, apesar de sermos muito amigos.

b) Felipe é muito preocupado com o futuro, ainda que seja extremamente jovem.

c) Mesmo sendo um dos melhores jogadores do pais, o atacante não foi convocado para a seleção.

8. Leia este trecho de texto:

Dos dinossauros só sobraram os ossos. Os ani­mais mais poderosos a andar sobre a nossa terra de­sapareceram. Força e tamanho lhes foram inúteis. Se tivéssemos sido seus contemporâneos, não teríamos sus­peitado que um fim tão abrupto os aguardava. Porque tam­bém nós compartilhamos da crença de que os maiores e mais fortes sobreviverão.
Mas a verdade é bem diferente. As lagartixas, parentas sub-desenvolvidas dos dinossauros, escaparam ilesas e assistiram, solenes, aos funerais dos primos fortes. Sobreviveram não a despeito de serem pequenas e frágeis, mas porque são pe­quenas e frágeis. Como refeição bastam-lhes umas poucas moscas e a vida continua. Com os dinossauros as coisas eram diferentes. Bocas enormes, estômagos descomunais [...]’”
(Rubem Alves. A gestação do futuro. Campinas, Papirus,1986.)


a) Segundo o texto, em que condição não suspeitaríamos que os dinossauros se extinguiriam repentinamente?

b) Classifique a oração que serve de resposta ao item anterior.

c) No terceiro parágrafo, ao explicar a sobrevivência da lagartixas, o autor emprega uma expressão concessiva: “a despeito de”. Com isso, ele dei­xa claro que, em principio, era de se esperar que ocorresse um outro fato com as lagartixas. Qual? Por quê?

d) Transcreva e classifique a oração que expressa o motivo da sobrevivên­cia das lagartixas.


9. Leia este trecho de uma crônica sobre a morte de um canário:


As pessoas da casa não quiseram aproximar-se do cadáver. Coube à cozinheira recolher a gaiola, para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém. Não haven­do jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.

(Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988)


a) As orações “para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém” e “para sepultar o corpo” exprimem a mesma circunstância, mas aparecem sob formas diferentes. justifique essas afirmações.

b) No terceiro período, o verbo havendo faz parte de uma oração adver­bial reduzida. Transcreva-a e classifique-a integralmente.

c) O termo “as pessoas da casa” e a oração reduzida “recolher a gaiola” exercem, nos períodos em que ocorrem, a mesma função sintática. Qual é essa função?

 
10. Leia este trecho de uma crônica:

Desde que minha mulher e os meus filhos passem me­lhor de cama, mesa e roupas, a humanidade ganha. Ganha, porque, sendo eles parcelas da humanidade, a sua situação melhorando, essa melhoria reflete sobre o todo de que fazem parte.
Lima Barreto. Crônicas escolhidas. São Paulo, Ática, 1995.


a) Se, no primeiro período, trocarmos que por quando e empregarmos os verbos no passado, o sentido da frase sofrerá alteração? Explique.

b) No segundo período, há duas orações reduzidas de gerúndio. Trans­creva-as e indique a circunstância que cada uma delas exprime.


11. Considere estes períodos:

I. Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferên­cia para outras escolas.

II. Nas provas, os professores propunham questões difí­ceis para que os alunos mais fracos pedissem transfe­rência para outras escolas.

a) Identifique as orações subordinadas adverbiais presentes nesses dois períodos e indique as circunstâncias que elas exprimem.

b) Em qual dos dois períodos fica evidente a intenção dos professores de provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.

12. Imagine que o técnico de um time de futebol esteja sendo muito criticado pela torcida, por causa da maneira como ele vem dirigindo o time. Imagine ainda que, a respeito desse fato, ele emita uma destas duas opiniões:

I. Quando o time conquistar o campeonato, a torcida voltará a me apoiar.
II. Se o time conquistar o campeonato, a torcida voltará a me apoiar.


a) Que circunstâncias exprimem as orações adverbiais presentes nesses dois períodos?

b) Em qual dos dois casos o técnico revela-se mais confiante em relação ao futuro do time? Justifique.


13. Certa ocasião, uma economista foi convidada pelo então presidente da República para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Co­mércio Exterior. Solicitado a opinar a respeito da nova ministra, um empresário fez a seguinte declaração:

Apesar de ser mulher, ela é muito competente.

Essa opinião do empresário é preconceituosa e machista? Explique sua resposta.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BARROCO - Final do séc.XVI e início do séc. XVII 



Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas.

O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos.É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).

O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado,então vivia buscando a salvação.
CARACTERÍSTICAS
1-Culto dos contrastes.Presença da antítese.
claro/escuro
vida/morte
tristeza/alegria

3-Intensidade=presença da hipérbole(figura de linguagem caracterizada pelo exagero da expressão)
4-Linguagem muito rebuscada

AUTORES E OBRAS
1-Bento Teixeira: “Prosopopéia” marco inicial do Barroco brasileiro em 1601
2-Gregório de Matos:apelidado “Boca do Inferno”.Escreveu poesia lírica,satírica e religiosa.Não publicou nada em vida,o que conhecemos de sua obra é fruto de pesquisas.O apelido é porque o autor retratava a sociedade da época(às vezes, com uma linguagem considerada de baixo calão.)
3 – Padre Antônio Vieira: “Sermão da Sexagésima”,”Sermão de Santo Antônio aos peixes”
ANÁLISE DO POEMA “A INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO” DE GREGÓRIO DE MATOS
Nasce o sol e não dura mais que um dia. (antítese vida/morte)
Depois da luz, se segue a noite escura, (ant. claro/escuro)
Em tristes sombras morre a formosura, (ant.feio/belo)
Em contínuas tristezas a alegria. (ant. tristeza/alegria)

Porém, se acaba o sol, porque nascia? (dúvida)
Se é tão formosa a luz, porque não dura?
Como a beleza assim se trasfigura?
Como o gosto da pena assim se fia? (sofrimento)

Mas no sol e na luz falta a firmeza;
Na formosura, não se dê constância
E, na alegria, sinta-se tristeza. (ant. tristeza/alegria)

Começa o mundo, enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza:
A firmeza somente na inconstância.

(Gregório de Matos.Obra Completa.)
O poema acima é formado por 2 quartetos e 2 tercetos, num total de 14 versos. Esta é a estrutura de um soneto.
Se notarmos bem veremos que há uma figura constante: a antítese.Figura pela qual se faz a contraposição de palavras.Exemplos.

Verso 1: vida/morte
Verso 2: claro/escuro
Verso 3: feio/belo
Verso 4: tristeza/alegria
Verso 11: tristeza/alegria

O traço comum a todos os versos da segunda estrofe é a interrogação, a dúvida e a incerteza.
O Barroco enfatiza tudo que é inconstante,que muda de aparência,que está em movimento.
BIBLIOGRAFIA
TUFANO,Douglas
Estudos de Literatura Brasileira
São Paulo.Moderna,1983.



PAI - UM SANTO REMÉDIO
RECEITA PARA TODOS
♥♥♥
Vide Bula
APRESENTAÇÃO – PAI vem em embalagens de diversos tamanhos e pesos.
USO – Adulto e pediátrico
COMPOSIÇÃO
Cada 100 gr de PAI possui em média:
*10gr de carinho,*10gr de compreensão,*10 gr de sinceridade,*10gr de paciência,*0,0003gr de broncas e *50 gr de muito amor com firmeza...
PRAZO DE VALIDADE –PAI tem prazo de validade indeterminado.
INDICAÇÕES :
Recomenda-se o uso de PAI, caso sejam verificados sintomas como: mau humor, brigas com o(a) namorado(a), decisões importantes, dúvidas cruéis, falta de grana, carência afetiva, falta de carro, baixo astral.
CONTRA INDICAÇÕES:
PAI não deve ser administrado em caso de notas baixas.
PRECAUÇÕES:
Este produto pode causar dependência.
Cuidados na interrupção no tratamento (principalmente nas férias). O uso prolongado de PAI, às vezes parece prejudicial, pode interromper bruscamente o tratamento, inclusive por motivo de viagem. Os primeiros dias de ausência do PAI, parecem maravilhosos. Mas, crises agudas são freqüentemente detectadas.Volte logo ao uso.
POSOLOGIA:
CRIANÇAS E ADOLESCENTES:use e abuse de PAI, quanto mais usar, melhor.
ADULTOS: Não fique acanhado, não é vergonha nenhuma usar o PAI depois de crescido. E lembre-se:PAI é como pijama. Quanto mais velhinho, mais macio fica.
ESTE MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO AO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Siga corretamente o modo de usar.
Se não desaparecerem os sintomas, procure orientação de MÃE.
(Autor desconhecido)
♥♥♥
BY: http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/search/label/dia%20dos%20pais
Obrigada Ivanise pelas idéias maravilhosas!


Dia dos Pais - 12/08/2012
"SE VOCÊ FOSSE MEU FILHO"
Hoje me passou pela cabeça o que faria,
Se você, papai, fosse meu filho.

Se você fosse meu filho, e eu notasse você
Carregado de perguntas e interrogações,
Dialogaria sobre as coisas da vida,
Diria de onde você veio, como nasceu.
Contaria as peraltices da infância.
Falaria do amor de Deus, de Jesus, de salvação...
É tão bom, papai, bater papo com você!

Se você fosse meu filho, e brigasse com a mamãe,
(como eu faço com a irmãzinha às vezes),
vocês fariam as pazes logo, logo.
Obrigariam um ao outro apertar a mão,
Beijar a face, e, num abraço gostoso pedir perdão.
Se você, papai, fosse meu filho,
Não deixaria você comer às pressas.
Sair correndo, quase morrendo.
Eu quero ver você bem bonito, bem gordinho.
Eu quero ver você ficar velhinho!

Se você fosse meu filho,
Levaria você ao parque, ao jardim.
Compraria pipoca, sorvete, bombom,
Faria tudo para você ficar contente.
Que bom, papai, quando você passeia com a gente!

Se você fosse meu filho, na hora de dormir,
Eu deixaria de ver televisão, iria ao quarto,
Segurar-lhe a mão, fazer oração,
E cantar cantigas de ninar...
É tão gostoso ouvir você cantar comigo,
E dizer em oração: Papai do céu...

Ah! Eu gosto tanto, tanto de você.
Que eu gostaria, papai, de ser seu pai!
Silvino Netto
♥♥♥

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Exercícios de fixação



1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a oração adverbial destacada e a
oração principal:

a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um pouco.” (Carlos
Drummond de Andrade) _____________________________________________________

b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
_________________________________________________________________________

c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.” (Carlos Drummond
de Andrade) _________________________________________________________________

d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os pintores amigos
possam pintar.” (Rubem Braga) ____________________________________________________

e) Se queres a paz, prepara a guerra. __________________________________________

f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça (...).”(Carlos Drummond de
Andrade) _________________________________________________________________

g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (Folha
de S.Paulo) ___________________________________________________________________

2. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:

a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.

b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.

c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.

d. Como estava triste, isolou-se do grupo.

e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.

f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.

g. Mentiram para mim, como pude constatar.

h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .

3.  “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre idéia de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:

a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.

5. Empregando uma das palavras do quadro, indique a   circunstância expressa pela oração adverbial destacada.
           
                                     condição     comparação    tempo    finalidade

a)“Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma. “(Eça de Queirós)
b) "Subi a escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus.” (Lygia F. Telles)
c) “Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Eça de Queirós)
d)Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.
e)Viajaremos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficaremos até o final do mês.

6.  Faça como no exercício anterior.
           
                           Causa     consequência   proporção     conformidade      concessão

  a)Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, à medida que a água açude ia minguando com a longa estiagem.
 b)A inflação deste mês foi menor que a do mês passado, como já havia, previsto os analistas econômicos.
 c)Já que a decisão foi tomada, podemos encerrar a reunião.
 d)Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.
 e) “Se, aos quinze anos de idade, agia assim, aos trinta estaria tão cheia de tabus que ficaria insuportável.” (Duílio Gomes)
 f)Viajamos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficamos lá até ontem.
g)“Meu Deus, a vida dessa gente é só comer. Sempre volto pra casa com um monte de quilos a mais, mesmo andando a cavalo / e correndo atrás dos gansos, depois tenho de enfrentar regime duro.” (Duílio Gomes)


7. De acordo com o exemplo, complete a frase que explica a relação de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial de cada período

 Ele dará uma entrevista / para que não restem dúvidas sobre o assunto.
           oração principal                             or. subord. adverbial

   A subordinada expressa a (finalidade)  do fato apresentado na principal.

a) Se chover bem durante este mês, / a colheita certamente será muito boa.
                     or. subord. adverbial                             oração principal
      ·  A subordinada expressa a (________________ ) de ocorrência do fato apresentado n principal.

b) A colheita certamente será muito boa, / porque choveu bem este mês
                             oração principal                             or. subord. adverbial
 ·   A subordinada expressa a (__________________) do fato apresentado na principal.

c) As chuvas foram tão regulares este mês, / que a colheita será muito boa.
                             oração principal                             or. subord. adverbial
    A subordinada expressa a (___________________)do fato apresentado na principal.

d) A expectativa de uma boa colheita cresce,/ à medida que o tempo passa.
                              oração principal                                 or. subord. adverbial
  Estabelece-se uma (__________________) entre o fato expresso na subordinada e o expresso na principal.

 e)  Mesmo que não chova mais este mês,/a colheita será muito boa.
                         or. subord. adverbial                           oração principal

   ·  A subordinada expressa uma (__________________) em relação ao fato apresentado na principal.

8. Associe as conjunções em destaque uma das classificações abaixo.
                                   
                                      condicional                    temporal                    causal

a) Desde que ele se mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avos,.
b) Nós lhe perdoaremos, desde que você nos peça desculpas.
c) Desde que o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia.
d)Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pague a dívida.
e)Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pagou a dívida.
9. Explique a diferença de sentido entre:
  I.   Falam tanto, que ela não estuda.
  II. Falam tanto que ela não estuda.

10.  Considere este título de reportagem de jornal:

            Homens dizem que só pensariam em sexo se fossem muIheres.

 A ordenação sintática inadequada dessa frase possibilita entender que, segundo os homens:

      1.  Eles não pensam em sexo; caso tossem mulheres, pensariam.
      2.  Se eles fossem mulheres, sexo seria a única coisa em que pensariam. Em relação a essa frase, taça o seguinte:
      a)  Alterando apenas o posicionamento da oração adverbial, reescreva o período de modo que claro o sentido 1.
      b)  Faça o mesmo, de modo que fique claro o sentido 2.
      c)  Alterando apenas a posição da palavra só, obtenha o sentido 1
      d) Faça o mesmo para obter o sentido 2.